O que é curadoria de arte?

A curadoria de arte é conhecida daqueles que trabalham com a montagem de exposições, ou mesmo que reconheçam as rotinas de um museu.

Ela se refere à tutoria, cuidado e preservação de uma exposição de arte, de sua concepção à sua realização e consequente gerenciamento.

As funções de um curador

Embora sua definição como a entendemos hoje tenha pouco tempo de existência, a atividade de curadoria em si já traçou um longo percurso.

Vamos olhar para uma sistematização de o que é curadoria de arte, por Maria Bruno.

De modo geral, as ações curatoriais trazem em sua essência e se apoiam, ainda segundo Maria Bruno, em 7 funções essenciais:

♦ Observar
♦ Coletar
♦ Tratar
♦ Guardar
♦ Controlar
♦ Organizar
♦ Administrar

Quando analisamos essas vertentes do trabalho de curadoria de arte fica fácil perceber o que é curadoria de arte e que é uma tarefa coletiva.

O trabalho em curadoria deve ser solidário, de forma que as ações possam ser realizadas de forma interdependente e as tarefas possam ser delegadas pelo curador responsável.
Independentemente da dimensão do acervo e da exposição; independentemente de se tratar de um evento de grande dimensão ou de uma exposição de natureza escolar ou comunitária, o trabalho em equipa é sempre fundamental.