O que é edição de imagens?

Essa prática é utilizada desde antes da chegada do Photoshop e todas as suas ferramentas. Nos primórdios, as modificações aconteciam com a boa e velha dupla de pincel e tinta. Graças à tecnologia, ficou muito mais fácil e, agora, as possibilidades são infinitas.

Edição ou manipulação?

Embora os termos sejam, frequentemente, usados sinônimos, a edição de imagem não é o mesmo que a manipulação. A segunda alternativa, como o próprio nome indica, tem a intenção de induzir ao erro quem vê a foto. Trata-se de uma mudança deliberada, que tem o propósito de enganar.

Quer ver um exemplo? Pense em uma celebridade que se vê em um escândalo por conta de fotos comprometedoras. Ao observar com mais cuidado, entretanto, é possível notar que o rosto do famoso foi inserido de forma maliciosa, o que gerou uma “prova” falsa. Trata-se, portanto, de uma manipulação.

Já a edição de imagem tem muito a ver com arte, criatividade e imaginação. Pode ser o caso de adicionar um fundo diferenciado ou compor a cena com objetos incríveis. A idéia não é fazer com que a pessoa ache que aquela é uma fotografia real, mas, sim, uma espécie de peça de arte.

Mesmo fotografias profissionais precisam de retoques, então um ajuste aqui e outro acolá pode ser apenas uma edição leve. Quando realizamos esse tipo de correção entamos na verdade fazendo um manipulação da imagem.